Visitantes da Ffatia recebem orientação sobre proteção de marcas e patentes

Estande ajuda visitantes a diferenciar marcas de patentes

Empresa expositora mostra a importância de priorizar o registro de produtos, serviços e processos antes de iniciar um negócio

Começar um negócio, esperar os resultados e só depois registrar a marca ou patente, certo? Errado! A empresa Vilage, expositora da Ffatia e Sucroeste, mostrou para os visitantes dos eventos que esse não é o caminho correto para proteger o patrimônio contra a cópia ou plágio. Há 24 anos no mercado, com sede em São Paulo-SP e 19 escritórios em todo Brasil, a Vilage é uma empresa especializada em assessoria para proteção de marcas e patentes. A diretora regional da filial da Vilage em Goiânia-GO, Vanessa de Souza, afirma que o registro da marca ou patente deve ser prioritário para os empresários. Segundo ela, os investimentos em marketing e comercial são importantes, mas são anulados se o patrimônio é copiado ou se o consumidor acaba comprando o produto do concorrente, acreditando que era o seu.

Para que esse tipo de situação não ocorra, a orientação é que seja feita uma pesquisa de mercado para avaliação de anterioridade do produto, serviço ou processo para detectar marcas iguais ou semelhantes à da empresa. O passo seguinte seria fazer o pedido de registro, assim como a vigilância de processos de terceiros. De acordo com Vanessa de Souza, o prazo para que o pedido de registro seja aceito é de dois a três anos. “Por isso, a importância de fazer prioritariamente o cadastramento dos produtos. E sempre com a consultoria que possa lhe dar orientações adequadas e eficientes”, explica a diretora da Vilage.

Marca x Patente

Marca – sinal visualmente perceptível para distinguir um produto ou serviço.

Patente – título dado pelo Estado para o autor, com o objetivo de excluir um terceiro de exploração de sua obra ou invenção.

Fonte: Multiplus Industrial – Ffatia

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *