Universitários de Nova Petrópolis participam de palestra sobre Propriedade Intelectual

Os acadêmicos da FACENP receberam no dia 24/11 o Diretor Regional da Empresa VILAGE – Marcas e Patentes, Antônio Rauter, que palestrou sobre Propriedade Intelectual. O evento teve como encerramento um dos temas abordados na disciplina: Seminários de Temas Emergentes, ministrada pelo Professor Alexandre Dias Stroher e Professor Leonardo Neumann. Também estiveram presentes as turmas dos professores: Fernando Begamin, Rubia Schaefer, Jorge Gerson da Silva e Luiz Henrique.

A Convenção da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), no artigo 2º, define como propriedade intelectual os direitos relativos às obras literária, artísticas e cientificas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão; às invenções em todos os domínios da atividade humana; às descobertas cientificas; aos desenhos e modelos industriais; às marcas industriais, comerciais e serviço bem como às firmas comerciais e denominações comerciais; à proteção contra concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, cientifico, literário e artístico.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais e esclarecer dúvidas sobre o registro e encaminhamento de marcas, patentes e direito autoral, bem como as implicações legais e os cuidados que o empresário deve ter na hora de empreender, seja para criação da marca seja para depósito de uma patente, além das questões éticas que envolvem o tema.

Antônio Rauter - Diretor Regional da Vilage no Rio Grande do Sul.


Fonte: FACENP/Prof. Alexandre Dias Ströher

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *