Responsabilidade Social: Lar da Criança – Salvador/BA

A VILAGE foi a idealizadora e colaboradora do evento, seus profissionais se mobilizaram durante alguns meses para enviar doações de roupas, brinquedos e livros.

Lar da criança

O fim de ano das crianças do Lar da Criança em Salvador/BA foi mais alegre e divertido. No último domingo (18), foi realizado um evento no Lar, com doces, brincadeiras e um bazar para arrecadar fundos. A VILAGE foi a idealizadora e colaboradora do evento, seus profissionais se mobilizaram durante alguns meses para enviar doações de roupas, brinquedos e livros.

“Chegamos no momento certo, pois a instituição está passando por algumas dificuldades. Esse bazar ajudará nas diversas despesas de fim de ano, além da festinha de natal deles. Quero muito agradecer a todos que se empenharam para que o nosso bazar no Lar da Criança acontecesse, e à VILAGE por abrir as portas do coração para essas crianças”, comenta Laêmia Gondim (Diretora Regional da VILAGE).

O lar

O Lar da Criança, entendida como uma instituição filantrópica, foi fundado em 1963 a partir do sonho da adolescente Dulce Maria Goulart de Freitas que, na fase adulta, foi servidora pública do então Juizado de Menores. Lá, ao constatar a demanda, percebeu que havia chegado o momento de realizar o sonho de construir uma casa para crianças de até cinco anos, onde permaneceriam até os 18, caso não retornassem para suas famílias biológicas ou substitutas, no caso de adoção.

As crianças chegam à instituição através dos Conselhos Tutelares, encaminhados pela 1ª Vara da Infância e da Juventude e do Ministério Publico, com objetivo de reinserção familiar e em última instância a adoção. São crianças órfãs, abandonadas, vítimas de maus tratos, negligências dos familiares ou abuso sexual, ou seja, em situação de risco pessoal e social.

A instituição busca se aproximar ao máximo da estrutura de um lar convencional, mantendo a capacidade de 25 crianças e adolescentes, visto que é legalmente indicado que se trabalhe com grupos pequenos. Atualmente o Lar da Criança está operando com capacidade máxima.

O Lar da Criança tem a característica de uma residência, proporcionando às crianças e adolescentes, que ainda permanecem na instituição, um ambiente familiar. No Lar, as crianças e adolescentes têm oportunidade de participar na vida da comunidade em escolas, áreas de lazer e centros médicos. Desse modo, na instituição eles recebem todos os tipos de assistência básica como alimentação, saúde, lazer e educação.

Como apoio técnico, possui psicólogo, assistente social, cuidadores infantis, além dos profissionais voluntários.

Que ajudar também? Clique aqui.

Artigos Relacionados

Entrega de brinquedos para Núcleo Assistencial Jerónimo M...

Ver Publicação
Selo de responsabilidade social Empresa Cidadã

Selo de responsabilidade social Empresa Cidadã

Ver Publicação