O registro de marca como forma legal de proteger uma empresa

Empresários se preocupam cada vez mais em proteger e valorizar a marca das empresas como patrimônio intelectual

Ao abrir a própria empresa muitos empresários se preocupam em investir na divulgação da sua marca no mercado e no fortalecimento da comercialização dos seus produtos e serviços, mas esquecem do mais importante: registrar a marca que vai utilizar como forma de identificação da empresa.

Imagine se uma empresa que atua exatamente no mesmo segmento utiliza a marca ou nome semelhante ao seu? Caso a sua marca ainda não esteja registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão responsável pela Propriedade Industrial no Brasil, você terá um enorme prejuízo até conseguir provar a anterioridade de uso. Durante esse período, o nome da sua empresa e sua credibilidade no mercado estarão comprometidos.

No Brasil, a preocupação com registro de marcas é crescente. Em 2010, mais de 129.620 pedidos foram depositados, segundo dados do INPI. Em todo o país foram mais de 64.529 marcas concedidas no mesmo ano. A oficialização do registro agrega valor aos produtos e serviços e ajuda a fidelizar o cliente, construindo uma identidade e uma relação entre a marca e o consumidor. Porém, para garantir a proteção da Propriedade Intelectual de uma empresa é necessário ter um responsável que preste toda consultoria e auxilie nas tomadas de decisões estratégicas e que não comprometa a imagem da empresa no mercado.

O registro de marca é amparado pela LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996, que regula a Propriedade Industrial no Brasil. Por meio dela o titular pode acionar terceiro tomando medidas judiciais quando se sente lesado de alguma forma.

Cada vez mais as empresas visam proteger seu principal patrimônio, qual seja os direitos relativos à propriedade industrial. Esta proteção no âmbito das marcas e patentes é subdividida em vertentes específicas, através de petições administrativas perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, notificações extrajudiciais/judiciais, bem como, interposições de ações judiciais. Tais procedimentos são as principais formas de combate às empresas que agem de má fé e que usurpam direitos alheios.

Mutirão de Marcas em Jundiaí: registro de marca com desconto e orientação sobre Propriedade Intelectual

Em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, a Vilage Marcas e Patentes promove nos meses de novembro, dezembro e janeiro o Mutirão de Marcas. O evento é gratuito e tem o intuito de levar ao empresário a orientação necessária para proteger a sua empresa, munindo-os de uma ferramenta capaz de destacá-los no mercado. Somente no período do Mutirão os registros de marcas terão 50% de desconto nos honorários da Vilage, pesquisa gratuita de domínio e, se disponível, será cortesia para quem depositar a marca. Além disso, os empresários podem contar com consultoria em Propriedade Intelectual e pesquisa de marca sem custo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (11) 4521-5159.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *