Diretor da Vilage fala sobre proteção de desenho industrial na CBN

O sócio-diretor da Vilage Marcas e Patentes, Marcelo Brandão, participou no dia 9 de abril de 2010, de uma série de entrevistas do programa Intervalo Empresarial, na rádio CBN, em Campinas. Os temas abordados eram relacionados à propriedade intelectual e industrial, marcas e patentes.

Na ocasião, Marcelo Brandão, consultor especializado em Propriedade Industrial, explicou como as empresas podem proteger o design e o visual dos seus produtos contra cópia através do desenho industrial, e esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto.

O sócio-diretor também falou sobre a definição de desenho industrial, que segundo o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), é a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial. Entretanto, antes de requerer a proteção do desenho industrial é preciso que a empresa conheça os requisitos e normas de proteção do INPI.

Além disso, foram citadas empresas renomadas que recorrem ao desenho industrial em busca da exclusividade dos seus produtos no mercado. De acordo com Marcelo Brandão, a maioria das indústrias utiliza o recurso, principalmente aquelas que atuam no ramo de brinquedos, móveis e moda.

Ouça a entrevista na íntegra e saiba mais sobre as vantagens de proteger o seu produto por meio do desenho industrial.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *