Consultor da Vilage orienta alunos do Programa Miniempresa a proteger suas marcas

Alunos do Programa Miniempresa da Junior Achievement da Associação Comercial Industrial e de Serviços de São Leopoldo receberam orientação sobre a importância do registro de marca do produto ou serviço que é apresentado ao mercado. A palestra foi ministrada pelo Consultor da Vilage no estado do Rio Grande do Sul, Antônio Rauter, no dia 24 de setembro de 2011, no Centro das Indústrias.

O programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O Programa é acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Durante o Miniempresa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário.

Este ano, em São Leopoldo, cinco escolas participam do Programa: E.E.E.M. Caic Madezatti, Colégio Luterano Concórdia, Colégio Divino Mestre, E.E.E.M. Polisinos e Colégio Sinodal. Dentre os produtos desenvolvidos neste ano estão sacolas ecológicas, bijuterias e porta-objetos. Na cerimônia de formatura, que ocorrerá no próximo dia 28 de outubro, serão premiadas as miniempresas que obtiveram os melhores resultados de faturamento, lucratividade, produto destaque, miniempresa destaque e também a que apresentou o melhor relatório final. Os alunos também recebem premiações individuais de destaque conforme seu desempenho no Programa.

Antônio Rauter, durante palestra para os participantes do Programa Miniempresas.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *