Startup: conceito empresarial de inovação, negócios e ideias de sucesso

Como proteger a inovação, criações intelectuais e a marca de uma Startup em um mercado cada vez mais agressivo e competitivo

Já falamos muitas vezes aqui sobre a importância de proteger o patrimônio intelectual da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. O registro de marca e/ou patente deve ser considerado um fator primordial para alavancar o crescimento da empresa, e, consequentemente, o seu valor patrimonial. Em um mercado competitivo torna-se arriscado deixar de lado a proteção da identidade da empresa, levando em consideração fatores como concorrência e qualidade, responsáveis pela fidelização e conquista do cliente.

Ultimamente, as empresas da categoria “Startup” tem tido um grande destaque no mercado devido ao perfil inovador, com altas taxas de crescimento e lucratividade. Esse conceito de empresa se tornou uma fórmula eficaz para atrair investidores para novos negócios.

O que é uma Startup? 

De acordo com a definição do Sebrae, considera-se uma startup a empresa de pequeno porte, recém-criada ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento de idéias inovadoras, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros. Além disso, o negócio desenvolvido pela startup deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso.

Startup também é empresa e deve proteger a marca/patente

A Startup precisa ter um nome e uma identidade no mercado, certo? Logo, a marca, logotipo e patentes/software de criação própria devem ser protegidos no Brasil de acordo com a Lei de Propridade Intelectual  e, dependendo da visão empreendedora, também no exterior. A regra sobre os processos de registro de marca/patente é a mesma. É preciso escolher um nome/logotipo que não seja usado por terceiros no mesmo ramo de atividade. O primeiro passo, é a pesquisa de marca. Se disponível, pode-se solicitar o pedido junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) – Veja aqui as fases do processo de marca.

Investimentos em Propriedade Intelectual para Startup

Por tratar-se de empresa de pequeno porte, a Startup se encaixa perfeitamente no incentivo e descontos das taxas por parte do INPI para o registro de marcas e patentes. As taxas correspondentes à  fase inicial de um pedido de registro, para pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte são 60% menores.

Além disso, proteger a empresa desde o início pode assegurar ainda mais os investimentos, já que a maioria das Startups são ligadas ao ramo de tecnologia e inovação. Assim como qualquer outra empresa, o registro da marca e a proteção das criações intelectuais devem ser levadas em consideração, visando o crescimento econômico e mercadológico.

Dúvidas? Entre em contato com a Vilage para receber orientações sobre registro de marcas e patentes para startup – 0800 703 9009.

Publicações relacionadas

6 Comments

  1. Tatiane Bernardine - Vilage Marcas e Patentes

    Olá Israel, tudo bem?
    Esperamos que a nossa informação tenha sido útil para você. A nossa equipe está à disposição caso precise de consultoria sobre Propriedade Intelectual ou mesmo tirar dúvidas sobre registro de marcas e patentes. Conte conosco! :)

  2. Silveira

    Prezados,
    Trabalho com café (classificação e degustação, compra dos grãos, torrefação, embalagem e venda do produto final, além de aluguel de máquinas de espresso, etc.) e gostaria de saber como posso desenvolver minhas atividades dentro desse conceito de “Start Up”? Ainda não entendi muito bem como funciona esse processo, enfim. Grato,
    Silveira

  3. Tatiane Bernardine - Vilage Marcas e Patentes

    Olá Silveira,

    Uma startup seria uma empresa de pequeno porte, recém-criada ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento de idéias inovadoras, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros. O Sebrae possui informações sobre este tipo de empresas: http://www.mundosebrae.com.br/2011/01/o-que-e-uma-startup/ e também presta consultoria aos empreendedores.

    Esperamos ter contribuído.
    Abraços!

  4. Vilage Marcas e Patentes

    Rodrigo, nós que agradecemos! Já sabe que pode contar conosco, certo? 😉
    Abraços.
    Equipe Vilage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *