“Selfie” de macaco abre discussão sobre direitos autorais

Divulgação: Pin It | Reprodução: Braisl Post

Divulgação: Pin It | Reprodução: Braisl Post

Esta graciosa foto que um macaco fez dele mesmo está sendo motivo de disputa entre a Wikipedia e o dono da câmera pelos direitos autorais da imagem.

De um lado, o fotógrafo britânico David Slater diz ser o autor da foto, já que ela foi tirada de sua câmera em 2011, quando esteve na Indonésia fazendo uma reportagem sobre macacos, conforme declarou à BBC.

Do outro, está a Wikipedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo desenvolver uma enciclopédia gratuita, livre e acessível a todos (tal como se define em sua própria página na web), que decidiu utilizar a fotografia para ilustrar seu artigo sobre o macaco negro de crista.

O fotógrafo publicou a foto na rede em 2011 e ela rapidamente viralizou. “Ganhei 2 mil libras no primeiro ano”, assegurou à emissora britânica. Por isso, ameaça denunciar a Wikipedia, pois afirma ter perdido pelo menos “10 mil libras” desde que a enciclopédia começou a utilizar as imagens. “Está acabando com meu negócio”, lamentou.

Não obstante, a fundação sem fins lucrativos se nega a removê-la. “Segundo as leis estadunidenses, os direitos autorais não podem pertencer a alguém que não seja humano”, declarou a porta-voz da Wikipedia Katherine Maher à agência de notícias AFP. “Não pertence ao macaco e tampouco ao fotógrafo”, acrescentou. A disputa veio à tona nesta quarta-feira, quando a Wikipedia publicou seu relatório de transparência, que revelou que nos dois últimos anos não atendeu a nenhum dos 304 pedidos que solicitam a retirada ou a modificação do conteúdo de suas plataformas.

Por outro lado, Slater argumenta que foi ele quem colocou a câmera no tripé e enquadrou a foto. “A única coisa que o macaco fez foi apertar o botão”. Assim, defendeu que “os direitos autorais não pertencem apenas a quem apertou o botão da câmera”.

O que não sabemos é de que lado se posicionaria o macaco nesta disputa.

Fonte: Wikipedia | Reprodução: Brasil Post

Fonte: Wikipedia | Reprodução: Brasil Post

Fonte (texto e imagem): Brasil Post |  | De Marina Velasco Serrano

 

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *