Quais são as empresas e países que mais produzem tecnologia no mundo ?

Não é de hoje que as Patentes são consideradas sinônimo de inovação. As recentes disputas entre Samsung e Apple são apenas a cereja deste sundae tecnológico e, atualmente, inúmeras são as pequenas e médias empresas que buscam a proteção exclusiva de mercado para suas invenções. O termo “inovação” tornou-se agora “obrigação” neste rápido mercado de consumo, no qual não havia tanta competição desde o dia 14 de fevereiro de 1876, quando por coincidência Elisha Grey e Alexander Graham Bell depositaram duas patentes similares nesta mesma data sobre a criação do Telefone.

Não é preciso dizer que “quem não registra não é dono”, pois, pelo mesmo motivo, em 1876 Elisha Grey, que decidiu depositar sua patente no período da tarde, foi surpreendido por Graham Bell, que já havia depositado seu pedido de patente para um aparelho similar naquele mesmo dia, no período da manhã. Coincidentemente e de forma autônoma (sem cópias um do outro), ambos inventaram o aparelho que viria a se tornar o famoso telefone. Contudo, Elisha jamais levou qualquer crédito e tampouco pode usufruir daquilo que também havia inventado, cabendo a Graham Bell ser para sempre lembrado como o inventor do aparelho que causou uma revolução na comunicação, já naquele fatídico dia 14, seu procurador resolveu ao acaso ir um pouco mais cedo ao Escritório de Patentes para proteger o invento de seu cliente.

Em tempos modernos, a importância de uma empresa se traduz no pioneirismo e na quantidade de invenções que produz, as quais lhe dão o retorno tanto financeiro, como também de publicidade e propaganda. Não é à toa que tanto em países da Europa, como nos Estados Unidos, estampar na embalagem do produto os dizeres “patente depositada” ou “patente concedida” tornou-se prática comum. Esta forma primária de publicidade atesta não apenas a qualidade de um produto, mas principalmente o potencial da empresa por trás dele.

 Neste contexto, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI realiza pesquisas e apresenta anualmente um relatório sobre as empresas e países que mais produzem tecnologia no mundo. Apenas no ano de 2013 foram depositados 205.300 pedidos de patente no mundo via PCT, um aumento de 5,1% em relação ao número de invenções no ano de 2012.

No ranking das empresas, em primeiro lugar com 2.881 invenções está a empresa PANASONIC, fabricante japonês de produtos eletrônicos. Em segundo lugar, a empresa ZTE, multinacional chinesa que atua no campo de aparelhos e sistemas de telecomunicações:

Fonte: OMPI

Em relação aos países, em primeiro lugar estão os Estados Unidos (USA), seguido por Japão, China, Alemanha, Coréia do Sul, França, Reino Unido (Inglaterra, País de Gales e Irlanda), Suiça, Holanda e Suécia dentre os 10 países que mais possuem indivíduos ou empresas privadas criadoras de inovação:

Fonte: OMPI

Clique aqui para outros detalhes desta pesquisa e o relatório completo em inglês.

Que saber mais sobre as estratégias ou dados relacionados à Patentes ao redor do mundo ? Escreva-nos ou faça contato através de nosso site www.vilage.com.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *