Treetech apresenta tecnologias de ponta na Sessão 2012 do Cigré em Paris

A convite do Cigré Brasil, a Treetech integrou de 26 a 31 de agosto a delegação oficial brasileira enviada à Sessão 2012 do Cigré, em Paris. A 44ª edição do evento bianual reuniu mais de 3000 especialistas de 80 países nas sessões técnicas e mais de 6000 visitantes para a exposição técnica.

A Treetech foi representada pelo seu gerente técnico, eng. Marcos Alves, que apresentou ao comitê de Transformadores do Cigré, em coautoria com os engenheiros Miguel Medina, da Eletrobras Chesf, e Claudio Severino, da Eletrobras Eletrosul, o artigo “Bushing Failures with Rapid and Very Rapid Evolution Time Detected by Online Monitoring” (Defeitos de Evolução Rápida e Muito Rápida em Buchas Detectados por Monitoramento On-Line).

No artigo são apresentadas as experiências de sucesso com a monitoração on-line de buchas, demonstrando a existência de falhas com tempos de evolução de horas ou minutos até a falha da bucha, fato até então sem comprovação. O trabalho apresentou também a técnica inovadora desenvolvida pela Treetech para detecção desse tipo de defeito, com pedidos de patentes em diversos países.

A apresentação do artigo despertou grande interesse de concessionárias de diversos países, que consideram a monitoração on-line de buchas essencial para a segurança de seus sistemas elétricos. Nas discussões na sessão do comitê de transformadores a Treetech demonstrou a necessidade de a monitoração ser feita de forma completa, incluindo a tangente delta da bucha, e não apenas sua capacitância, além da nova técnica para detecção de defeitos de evolução rápida, garantindo assim a detecção de todos os tipos de defeitos e maximizando a confiabilidade dos ativos.

De acordo com o eng. Miguel Medina, chefe do departamento de operação e manutenção da Eletrobras Chesf e coordenador do comitê de Transformadores do Cigré Brasil, o trabalho apresentado em conjunto por Treetech, Chesf e Eletrosul foi considerado um dos melhores da sessão técnica de transformadores. Assim, a participação técnica da Treetech no evento, e sua liderança mundial nessa área de conhecimento, com mais de 60.000 sensores e 220 sistemas instalados e em pleno funcionamento há mais de 18 anos em 35 países, vem contribuir para o reconhecimento do Brasil como referência em monitoramento e gestão on-line de ativos.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *