Patente de novo trackpad da Apple sugere substituir cliques por sensores

patente-da-apple-saiu-na-internet

O já diferente trackpad dos Macbooks pode se tornar ainda mais inovador no futuro, se a nova patente da Apple nos Estados Unidos sair do papel. A empresa registrou uma tecnologia que substitui os cliques por sensores de força, que seriam úteis não só para a ação de clicar como também para segurar e arrastar.

O documento, datado de 2009 e com oito inventores, revela uma tecnologia que incorpora quatro sensores de força aos quatro cantos do trackpad. Este mecanismo facilitaria o uso de ações em que normalmente se utilizam botões sem a necessidade dos mesmos. Nos moldes citados, portanto, haveria um upgrade ao controle “do mouse” nos Macbooks.

O uso de sensores de força pode facilitar diversas funções, como arrastar e soltar, por exemplo. Os sensores conseguem medir muito melhor o que um usuário pretende – de acordo com o modo como ele passa o dedo por cima do trackpad. Como a patente diz que poderiam ser usados quatro sensores, o número de possibilidades é bem grande.

A ideia da tecnologia é bem simples: facilitar ainda mais a usabilidade do usuário com o trackpad dos laptops da Apple. Uma das possibilidades seria emitir alertas vibratórios e avisar o usuário de um e-mail recebido, por exemplo. O documento fala ainda de como esta tecnologia poderia ser utilizada em iPhones ou iPads.

Fonte: TechTudo

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *