Apple abre processo contra Samsung por fazer cópia do iPhone e do iPad

Se a Apple resolver processar todas as empresas que a copiam, terá um longo trabalho pela frente. Mas o primeiro passo ela já deu, ao abrir este mês um processo contra a Samsung por desrespeitar algumas patentes do iPhone e do iPad. Ou em linguagem não técnica, pelo roubo de ideias.

Não é novidade nenhuma que o Galaxy sempre foi cópia descarada do iPhone (basta olhar para a imagem acima para concluir isto). Cantos arredondados, botões na mesma posição, tudo isso faz a Apple acusar a Samsung de roubar suas ideias.

Ao invés de inovar e desenvolver tecnologia e estilo próprio para seus produtos (smartphone e tablet), a Samsung optou por copiar tecnologia da Apple, a interface de usuário e estilo inovador nestes produtos “copiados”.

A empresa inclusive anunciou em janeiro seu novo tablet de 10 polegadas, mas mudou tudo depois do anúncio do iPad 2, mostrando claramente que não seguia os próprios passos e sim os da Apple (leia sobre o fato neste artigo).

Além do hardware, a Apple apresentou alguns casos de ícones de sistema que são muitos, mas muito parecidos, como os de música, telefone, mensagens e contatos.

Ao mesmo tempo que é concorrente no mercado de smartphones, a Samsung é parceira da Apple ao fornecer chips e memórias SSD (que inclusive estão equipando os últimos MacBooks Air). Esta briga pode ser apenas um recado para outros concorrentes de que a Maçã está de olho em quem simplesmente copia seus produtos, e se ela ganhar pode servir de precedente para partir para o ataque de outras empresas.

O fato é um só: enquanto apenas uma empresa apresentar inovações e as outras apenas copiarem, os maiores prejudicados seremos nós, consumidores. Se no dia que Jobs não fizer mais parte da Apple e ela não for mais criativa, deixaremos de ter produtos inovadores e surpreendentes, que mudam o mercado?

Fonte: Blog do Iphone

Publicações relacionadas

1 Comentário

  1. lucas erico

    Para o usuário final, obviamente que é lucrativo ter tanta tecnologia disponivel a preços acessiveis como é o caso da linha galaxy, porém para os acionistas da apple isto já não soa tão engraçado!! está mais que provado que muita da tecnologia usada nos galaxys são propriedade da apple, a samsung apenas plagiou ordinariamente , copiando e usando gratuitamente o que a apple gastou milhoes para desenvolver, e ja começaram a se “estrepar” nos USA, onde uma juiza já mandou retirarem todos os galaxys de circulação, mas isto em primeira instancia. Quanto mais tecnologia disponivel, melhor, mas há que ter respeito e ética, e isto sobra na apple e falta a samsung …. tomara que o novo iphone cause furor no mercado, pois não é justo serem derrotados de forma ilegal como está acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *