O desafio mundial dos direitos autorais

Num mundo conectado pela Internet, o sistema de direitos autorais passa por uma crise. De um lado, os que defendem o acesso ao conhecimento e, de outro, os que querem garantir os direitos de seus criadores. Neste contexto, o professor Keith Maskus, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, considera que os direitos autorais representam, hoje, o grande desafio do sistema de propriedade intelectual.

Maskus foi um dos participantes do “Seminário Internacional Propriedade Intelectual, Estratégia Industrial, Desenvolvimento Econômico”, realizado nos dias 11 e 12 de maio de 2010, no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo INPI e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi).

Maskus afirma que o direito autoral é a principal preocupação de indústrias como a da música e do cinema nos Estados Unidos, sem contar o campo do software.  Para ele, fortalecer tais direitos significa aumentar os fluxos de tecnologia. Assim como acontece com as patentes, diz o professor, a proteção aos direitos autorais incentiva e encoraja a formação de parcerias, o que pode beneficiar um número amplo de países.

FONTE: INPI

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *