Microsoft assina acordo de patentes com Foxconn para Android e Chrome OS

Os termos do acordo não foram divulgados, mas abrangem dispositivos fabricados pela Foxconn que executam os sistemas, incluindo smartphones e tablets.

A Microsoft assinou com outro grande fabricante de eletrônicos para seu programa de licenciamento de patentes para os sistemas Android e Chrome OS, ambos do Google. Desta vez foi com a Foxconn, de Taiwan, que pagará royalties para a fabricante do Windows.

Os termos do acordo não foram divulgados, mas abrangem dispositivos fabricados pela Foxconn que executam os sistemas operacionais Android e Chrome, incluindo smartphones, tablets e televisores, disse a Microsoft na terça-feira (16). A Foxconn é apenas o mais recente fabricante de contrato a se inscrever para o programa de licenciamento de patentes para Android e Chrome da MS, apesar do fato de o Google ter desenvolvido os dois sistemas operacionais.

Tanto o Android quando o Chrome usam suas tecnologias, de acordo com a Microsoft, e no passado a gigante de software processou fornecedores Android alegando violação de patente. Em 2011, a MS entrou com uma ação contra a Barnes & Noble, junto com uma das fabricantes da Foxconn, por execução de software infringindo patentes no e-reader Nook, baseado no Android.

Acordos de licenciamento da Microsoft dão um jeito de os vendedores Android evitarem enfrentar mais ações legais. Outras empresas que já fecharam acordos semelhantes incluem fabricantes de eletrônicos de Taiwan, como Compal e Wistron, e fabricantes de celular e tablet, como Samsung, HTC e Acer.

A Foxconn é mais conhecida como uma fabricante de iPhones e iPad, da Apple, tendo inclusive unidades de produção no Brasil. Mas a empresa também monta tablets para a Amazon e aparelhos para Nokia, Motorola e Huawei, de acordo com analistas. Desde 2003, a Microsoft assinou mais de 1.100 acordos de licenciamento de patentes para o acesso às tecnologias da empresa.

Fonte: IDGNOW

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *