O que fazer antes de mudar o nome da empresa

Não é pequeno o número de empreendedores que se arrepende do nome que colocou na sua empresa. As circunstâncias são as mais variadas. Um exemplo é quando se dá um nome que faz referência a uma rua ou um bairro, como “O Rei da Lapa”. Aí o negócio cresce, abre uma filial em outro bairro, e o empresário se arrepende. Mas cuidado: o nome da empresa é a identidade do negócio. Trocar o nome significa mudar a identidade dela. Por isso, a mudança só deve ser feita com esse objetivo. O assunto é sério e precisa ser tratado com cuidado. Reconstituir a sua imagem dentro do mercado novamente pode demorar um tempo maior do que o desejável. O Pensando Grande, blog da Microsoft, publicou alguns pontos importantes que o empreendedor precisa levar em conta antes de tomar a decisão de trocar o nome da empresa.

Ache uma razão importante para a mudança de nome

Nunca troque o nome porque você não gosta dele. Só mude o nome da sua marca se for realmente for necessário. O nome é o que identifica a sua empresa para as pessoas. Por isso, ele deve ser tratado com muito respeito por você.

Saiba o que uma mudança de nome exige

As consequências da mudança de nome vão muito além da mudança do letreiro da sua empresa. Trocar o nome requer a mudança nos cartões de visitas, materiais de escritório, de vendas e principalmente as buscas pela sua empresa na internet. Tudo isso pode custar muito caro e você ainda pode perder clientes no meio do caminho.

Você consegue restabelecer a marca?

Normalmente as empresas marcam seus produtos e serviços pelo nome. Se você comprar uma empresa que já tem um nome e está há muitos anos no mercado com sucesso, é melhor manter o nome e apenas dizer que a empresa mudou de direção.

Lembre as suas principais atividades

Um bom nome reflete as atividades da empresa. Se as suas atividades mudaram muito, é cabível pensar em outro nome que reflita melhor a personalidade da empresa no momento.

Se for trocar de nome, pesquise

Antes de mudar o nome da sua empresa, pesquise as marcas que já estão registradas. É necessário ter cuidado com nomes parecidos, pois isso pode trazer problemas legais e gastos para você.

Mostre o novo nome aos clientes

Peça opinião de outras pessoas. De cliente a fornecedores. É muito importante saber a opinião deles. Saber o que eles acham, se eles irão se lembrar do nome, se gostam são dados que vão dar uma ideia de como será o resultado da mudança de nome.

Acima de tudo, vá com calma

É fundamental pensar na mudança do nome com cuidado e calma. Não tome uma decisão precipitada porque isso pode acarretar consequências ruins por anos. Não tenha pressa para mudar o nome, pense constantemente se você está decidido mesmo, pergunte novamente a opinião dos outros para ver se muda.

Fonte: Empreendedores

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *