Itaú Unibanco e Banco BMG se unem para oferecer crédito consignado

Itaú vai injetar 70% do capital e o BMG, os outros 30%. Capital social será de R$ 1 bi

O Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira (10) um contrato de associação com o Banco BMG para oferta, distribuição e comercialização de créditos consignados.

A união, conhecida como joint venture, será denominada Banco Itaú BMG Consignado, sendo que o Itaú Unibanco deterá o controle com 70% do capital total da nova entidade, enquanto o BMG terá os 30% restantes. O capital social inicial será de R$ 1 bilhão.

Os bancos esperam efetivar o negócio no prazo de 90 dias, após cumprimento de condições precedentes, celebração de contratos definitivos e aprovações regulatórias.

Em comunicado ao mercado, o Itaú Unibanco informou que “contribuirá com sua capacidade econômico-financeira, experiência administrativa e de controles e o BMG contribuirá com sua competência comercial e operacional, além da plataforma tecnológica necessária ao desenvolvimento das atividades da joint venture”.

O crédito consignado é uma linha de empréstimos destinada, geralmente, a funcionários públicos, aposentados e pensionistas e trabalhadores com carteira assinada das empresas privadas.

Os trabalhadores pegam o dinheiro e as parcelas mensais são descontadas diretamente no holerite, ou seja, os bancos têm um risco próximo de zero de tomar um calote.

Os volumes de crédito, no entanto, são menores que os das demais modalidades, em que a chance de inadimplência é maior.

O crédito consignado é reconhecido no mercado pela agilidade na liberação da grana, já que não há necessidade de checar se o interessado faz parte de alguma lista de maus pagadores e não se exige avalista. O prazo de pagamento pode chegar a cinco anos (60 meses).

Joint venture

Uma joint venture é uma associação entre duas empresas, que pode ser definitiva ou não, para entrar em um determinado negócio sem que nenhuma delas perca sua marca. Ou seja, elas mantêm suas personalidades no mercado e entram em um novo negócio ao mesmo tempo.

Copyright Thomson Reuters 2011

Publicações relacionadas

2 Comments

  1. Vilage Marcas e Patentes

    Olá Maria, nós somente divulgamos a notícia. Para serviços, por gentileza, entre em contato diretamente com as instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *