Google retoma a primeira posição como marca mais valiosa do mundo

Google retoma a primeira posição como marca mais valiosa do mundo

Valor da marca da gigante de tecnologia subiu 24%, de acordo com o levantamento da Finance Global, superou a Apple, que perdeu uma posição. Amazon se manteve na terceira posição

Seis anos após ocupar o posto de marca mais valiosa do mundo, o Google retorna para a liderança do ranking Finance Global 500. O valor da gigante de tecnologia subiu 24% em 2016 (de US$ 88,2 bilhões para US$ 109,4 bilhões), enquanto a Apple caiu de US$ 145,9 bilhões para US$ 107,1 bilhões, o que fez a companhia descer uma posição. A empresa líder permanece em grande parte incontestada em seu principal negócio de busca, o pilar de sua receita de publicidade, que aumentou 20% em 2016, uma vez que os orçamentos são cada vez mais direcionados ao online.

A fabricante do iPhone sentiu o peso do mercado chinês, mesmo lutando lutado para manter sua vantagem tecnológica. A Amazon manteve o terceiro lugar no ranking e o valor da marca teve crescimento alto passando de US$ 69,4 bilhões para US$ 106,3 bilhões. A AT&T, que no ano passado ficou na sexta posição, agora ocupa o quarto lugar, que antes era ocupado pela Microsoft, que hoje aparece como quinto.

O levantamento mostra ainda como as questões de saudabilidade estão ganhando força no mundo e impactanto importantes players que atuam em alimentação e bebidas. Coca-Cola, Pepsi, McDonalds, KFC e Subway viram todos os valores de marca caírem, minados pela tendências de alimentação saudável.

A Lego recuperou seu status como a marca mais poderosa do mundo. Os blocos de construção para a força da marca Lego sempre estiveram presentes, mas o lançamento do filme Lego em 2014 deu um empurrão final necessário para fazer Lego a marca mais poderosa do mundo em 2015. O próximo filme, Lego Batman, será lançado em 9 de fevereiro . Seu impacto previsto ajudou a Lego a recuperar sua posição de topo, perdida para a Disney em 2016. Novos lançamentos planejados continuarão a construir a marca nos próximos anos, enquanto contribuem significativamente para a já vasta renda de licenças da Lego.

Para apurar o valor das maiores empresas do mundo, a Brand Finance analisa fatores como o investimento de mercado, a familiaridade, a lealdade, a satisfação do pessoal e a reputação incorporada, que ajudam a determinar seu poder. A força da marca é usada para determinar que proporção da receita de uma empresa é contribuída pela marca, que é projetada em perpetuidade para determinar o valor da marca.

Fonte: Mundo do Marketing

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