Descubra a franquia perfeita para você

Abrir uma franquia é mais complicado do que se imagina. Não é apenas escolher uma marca famosa no mercado e inaugurar uma loja. É preciso ter cuidado, afinal, a decisão requer um investimento significativo de tempo e dinheiro. Mas não é preciso temer ou mesmo desistir da ideia. Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que o setor é promissor. Entre 2008 e 2009, o número de redes de franquia no Brasil cresceu 19,1%. Já o faturamento do setor teve um aumento de 14,7%.

O primeiro passo para inaugurar uma franquia é selecionar o ramo de atividade. Para isso é válido fazer uma autoanálise e conhecer o que gosta de fazer e com que quer trabalhar. É necessário também ter recursos financeiros para comprar e instalar o negócio, além de capital de giro para o período em que a franquia pode não se sustentar.

A revista Entrepreneur fez uma lista com dicas que podem ajudar o empreendedor na hora de abrir uma franquia. As observações foram feitas por especialistas de diversas consultorias internacionais de franquias.

Encontre o seu perfil no negócio
É preciso avaliar quais são as atividades que combinam com o empreendedor que deseja abrir uma franquia e aquelas em que ele não se sentiria confortável trabalhando. Depois é necessário mapear quanto ele deseja ganhar com o negócio, quantas horas gostaria de trabalhar e se está disposto a orientar os funcionários e acompanhar a evolução da franquia. Com isso feito, o empreendedor conseguirá avaliar se a franquia que pretende abrir combina com o seu perfil.

Pesquise sobre as franquias que quer inaugurar
O empreendedor deve fazer uma lista com todas as redes que são de seu interesse. Com a lista pronta, é necessário descobrir todas as informações sobre as franquias. Isso pode ser feito por meio de contato com as próprias franqueadoras ou com consultorias. É interessante descobrir também quais são as notícias divulgadas sobre as redes escolhidas na mídia e conversar com os demais franqueados da rede para conhecer histórias e trocar experiências.

Conheça os números do investimento
O valor para abrir uma franquia é variável e por isso é preciso conhecer todos os custos. Esteja atenta aos gastos de investimento, incluindo os custos antecipados, taxas mensais, contribuição com publicidade e royalties. Para não ter problemas no futuro, planeje o lucro dos primeiros meses de negócio, saiba o quanto pode realmente gastar e o tempo que terá para cuidar do empreendimento.

Conheça a equipe de gestão da rede de franquias
É importante se familiarizar com a equipe que faz o gerenciamento da rede. Isso permitirá ao empreendedor conhecer toda a operação do negócio e as pessoas com que irá trabalhar, afinal, a franqueadora deve auxiliar o franqueado no desenvolvimento do negócio, e este, por sua vez, contribuirá para o crescimento da rede de franquias.

Fonte: Papo de Empreendedor

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *