Jacareí firma parceria com USP para pesquisas em biotecnologia

O prefeito de Jacareí,  Hamilton Mota, assinou na quinta-feira, dia 20, em solenidade na Incubadora de Empresas de Jacareí, um convênio com o ICB-USP (Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo) para o desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia na cidade. A parceria é inédita na região e consiste na instalação de um laboratório nas dependências da incubadora.

Em Jacareí, a proposta é atender principalmente na área de microbiologia (que estuda microrganismos como bactérias, fungos e vírus), a exemplo do desenvolvimento de métodos de esterilização e desinfecção de materiais, controle de contaminação e estudos clínicos para a indústria farmacêutica, entre outros.

Segundo o diretor da Incubadora, Marco Faria, o projeto recebeu R$ 250 mil do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para instalação dos equipamentos em Jacareí.

A incubadora disponibilizou um espaço de aproximadamente 70 metros quadrados para a implantação do laboratório, o que ocorrerá em etapas. Inicialmente, o trabalho será desenvolvido pelo professor doutor Rodrigo Álvaro Brandão Lopes Martins, livre docente do Departamento de Farmacologia do ICB-USP e responsável pelo processo de implementação do laboratório em Jacareí – a intenção é a de ampliar o serviço gradativamente, e o número de pesquisadores também deve aumentar.

Além das empresas, a pesquisa poderá ainda ser desenvolvida para hospitais no tratamento e controle de doenças. A ideia também é oferecer, futuramente (ainda sem data prevista), cursos de extensão e especialização para funcionários de empresas e a comunidade em geral do Vale do Paraíba.

A Incubadora de Empresas de Jacareí é um programa da prefeitura em com a RPI (Rede Paulista de Inovação) e apoio do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O prédio fica na rodovia Geraldo Scavone, 2.080, Jardim Califórnia. Mais informações pelo telefone (12) 3958.4422, pelo e-mail administracao@incubadora-jacarei.com.br, ou pelo site www.incubadora-jacarei.com.br.

O ICB-USP dedica-se ao ensino e à pesquisa nas áreas das Ciências da Saúde, em sete departamentos: imunologia, parasitologia, fisiologia e biofísica, biologia celular e do desenvolvimento, anatomia, microbiologia e farmacologia. Segundo o instituto, a meta é inovar na biomedicina, na cura de doenças e nos métodos para prevenção e manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Informações: Portal R3

Sr. Marco Faria (diretor da Incubadora), Pedro Luis Meneghetti (diretor da Vilage Marcas e Patentes), Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (coordenador do depto de inovação da USP) e Prof. Dr. Benedito Correia (coordenador do ICB-USP - Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo).

Sr. Marco Faria (diretor da Incubadora), Pedro Luis Meneghetti (diretor da Vilage Marcas e Patentes), Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (coordenador do depto de inovação da USP) e Prof. Dr. Benedito Correia (coordenador do ICB-USP – Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo).

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *