INPI reconhece e protege a indicação geográfica Champagne

O Diretor de Contratos, Indicações Geográficas e Registros do INPI, Breno de Almeida Neves, entregou o Certificado de Registro da indicação geográfica Champagne a representantes do Comitê Champagne, nesta quinta-feira, dia 18 de abril.

A cerimônia aconteceu na sede do consulado da França em São Paulo e contou com a presença dos representantes das autoridades governamentais brasileiras e francesas, entre elas o Presidente e o Diretor da Comissão Comunicação e Denominação Champagne do Comitê Champagne, Pierre Larmandier e Jean-Luc Barbier, respectivamente.

Esta é uma das primeiras Indicações Geográficas registradas pelo Brasil. Trata-se de um certificado de qualidade e tradição conferido a determinado produto ou serviço, com base nos seus aspectos naturais e humanos. O registro protege o produto e garante a sua diferenciação em todo o território brasileiro contra o uso do seu nome ou de qualquer termo derivado.

Em 2011, o Brasil ultrapassou o marco simbólico do primeiro milhão de garrafas de Champagne importadas. O país já é o décimo no ranking dos países consumidores da bebida fora da União Européia e se posiciona como um dos mais importantes mercados para o crescimento das vendas do produto fora da Europa. Além do Brasil, a indicação geográfica Champagne é reconhecida em países como China, Índia, Austrália e África do Sul.

Fonte: INPI

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *