INPI promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Todo dia 26 de abril é comemorado mundialmente o Dia da Propriedade Intelectual. No Brasil, o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, promoveu nesta data um evento com uma série de discussões  com o tema “O INPI e a Sociedade. Estamos no caminho certo?” e tratou sobre os rumos do instituto nos próximos anos.

Servidores, dirigentes e representantes do setor científico e industrial se reuniram na sede do INPI no Rio de Janeiro para participar de um painel que apresentou os últimos avanços da autarquia. De acordo com o INPI, o objetivo é trabalhar para que em 2020, o instituto figure entre os seis maiores escritórios de PI do mundo.

O engenheiro sênior de patentes da Vilage, José Roberto Cunha, esteve presente nas comemorações do INPI e participou das reuniões que discutiram as ações de melhoria do instituto.

O evento contou com convidados especiais representando a ABAPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual, ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Além da apresentação da atualização do INPI pelo Diretor Jorge Ávila, também foi apresentada uma pesquisa realizada pela Amcham, na qual revela que o empresário tem notado a melhoria do trabalho do instituto em relação às indústrias. 20% dos entrevistados deram nota máxima ao trabalho realizado pelo INPI.

O crescimento no pedido de patentes e PCT aumentou 10% em 2011 e a tendência é aumentar ainda mais. Os países que tiveram mais demanda de patentes foram a China, Japão, Canadá, Coréia e EUA. No Brasil, a média de crescimento foi 17%.

A preocupação do empresário em relação à proteção da Propriedade Intelectual aumenta a cada ano. Por esse motivo, a melhoria e o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados pelo INPI ao usuário deve ter uma progressão significativa nos próximos anos.

Jorge Ávila, Presidente do INPI e José Roberto Cunha, Engenheiro sênio de Patentes da Vilage.

Dra. Patrícia, líder do grupo de patentes verdes - INPI e José Roberto Cunha, Engenheiro sênior de Patentes da Vilage, durante evento de comemoração ao Dia Mundial da PI.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *