INPI cria setor de qualidade em busca do ISO 9000

Além de controlar a qualidade nas decisões relacionadas aos trabalhos como Autoridade Internacional de Busca e Exame Preliminar de Patentes, o novo setor criado pelo INPI deverá atingir nos próximos anos todos os serviços da Instituição. A idéia é criar condições para que a Autarquia possa buscar um certificado de qualidade ISO 9000.

– Acredito que, em cinco anos, estaremos perto de obter esta certificação, com a garantia de qualidade total em nossos serviços. Isso representa direitos fortes e plena segurança para os empresários nacionais – revela Luiz Otávio Beaklini, que será o responsável pela nova área, ligada diretamente à Presidência do Instituto.

Beaklini conta que a área de qualidade terá duas metas principais: criar e manter atualizadas as normas para todos os procedimentos internos; e treinar os servidores do INPI para que executem bem as normas.

– A partir das análises de nossas decisões, poderemos verificar se as normas estão adequadas à realidade atual e, através dos erros, conseguimos descobrir onde os examinadores precisam ser treinados – explicou Beaklini, acrescentando que já considera muito boa a qualidade dos serviços prestados pelo INPI atualmente.

O futuro coordenador de qualidade revela que sua área, inicialmente, contará com examinadores experientes de patentes para avaliar as buscas e os exames preliminares de patentes do INPI. Eles vão analisar um percentual, a ser definido, destas decisões.

– Com isso, vamos gerar análises sobre as qualidades das decisões, sobre as normas internas e sobre as necessidades de treinamento dos servidores. Este trabalho é muito importante para nós porque queremos ter serviços de altíssima qualidade e nos tornar um órgão de referência mundial – completou Beaklini.

Fonte: INPI

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