Importância de uma marca

Todo negócio nasce pensando em tornar-se grande, e com a sua ampliação, vem o reconhecimento da força de uma marca que poderá transpor fronteiras nacionais e internacionais e, para tanto, requer a devida proteção.

A marca possui a capacidade de transmitir ao consumidor inúmeros valores implícitos no respectivo produto. Sem marca não há criação de mercado, por ela ser o sinal que permite ao consumidor a identificação da origem do produto constituindo, por sua vez, uma clientela.

Apesar de não ser obrigatório o registro de uma marca, sua proteção legal é tão importante quanto à publicidade e lançamento de um produto, eis que possibilita o estabelecimento de uma clientela leal e a conquista de um mercado.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI é o órgão competente, no Brasil, para que a marca tenha sua propriedade garantida, podendo, assim, fazer uso de medidas judiciais contra terceiros que a utilizarem sem seu consentimento, para assinalarem produtos ou serviços relacionados.

Contudo, o registro da marca no INPI garante a propriedade e proteção somente no território nacional brasileiro. No caso de a empresa pretender exportar seu produto, se fará necessário registrar a marca também no país de destino, devendo ser feito, preferencialmente por um agente da propriedade industrial, capaz de fazer uso competente das diversas opções disponíveis através de acordos internacionais.

Dra. Sônia Carlos Antônio
Especialista em Propriedade Industrial
OAB/SP 84.759
OAB/RJ 2538-A

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *