Google é impedido de usar o nome Nexus One

SÃO PAULO – O telefone do Google teve seu nome rejeitado pela Oficina de Patente dos Estados Unidos porque o nome Nexus já está registrado pela empresa Integra Telecom desde 2008.

A companhia de Mountain View pode recorrer da decisão, mas caso perca novamente o direito de usar o nome “Nexus One”, terá que negociar com a cúpula da Integra Telecom a compra do registro ou uma troca da marca.

De acordo com o arquivo de patentes americano, o termo Nexus na categoria “telefones celulares” é propriedade do Integra Telecom, integrando serviços de “transmissão de dados e voz, chamada de conferência, identificador e encaminhamento de chamadas e acesso rápido a internet”.

Os documentos ainda dizem que os serviços do Nexus pertencentes a Integra estão disponíveis “apenas para participantes da indústria física de petróleo”.

O Google ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas é provável que apele contra a determinação, visto que o Nexus One começou a ser vendido no dia 5 de janeiro de 2010 e mudar o nome agora causaria uma série de transtornos.

A grande possibilidade de luta pelo nome do produto é reforçada pelo caso recente envolvendo a disputa pelo nome “Android” – o sistema operacional da marca e, claro, também do Nexus One – nos tribunais.

Um empresário chamado Eric Specht, dono da pequena empresa Android Data Corporation desde 2002, acusa o Google de uso indevido de sua marca e quer uma recompensa de 94 milhões de dólares da “Open Handset Alliance” – união que tem, além do Google, a presença de Motorola, Qualcomm, Sprint Nextel, Telefônica, Toshiba, Vodafone; entre outras.

Fonte: Info.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *