Franca celebra o primeiro certificado de Indicação de Procedência do estado de São Paulo

Um ano após conceder o certificado de Indicação de Procedência para o calçado de Franca, o INPI participou da 1ª Noite da Cidade do Calçado, na terça-feira, dia 7 de maio. O evento contou com a participação o governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, e do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira. Em seu discurso, Alkmin parabenizou o setor calçadista de Franca e lembrou que esta é a primeira Indicação de Procedência do estado de São Paulo.

Durante o evento, o prefeito da cidade sancionou leis municipais de apoio ao setor calçadista. Representantes de 120 empresas, instituições e autoridades que atuam para o desenvolvimento do segmento e da cidade receberam o título de Cidadão Calçadista e se comprometeram a continuar investindo em inovação. O representante do INPI, Júlio Grevy, participou da entrega dos certificados.

Em fevereiro de 2012, o INPI concedeu o certificado de Indicação de Procedência para o Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), reconhecendo a história e tradição da produção de calçados em Franca (SP) como propriedade intelectual exclusiva da cidade.

 A Indicação de Procedência

A Indicação de Procedência é um dos dois tipos de registro de Indicação Geográfica (IG) realizados no Brasil. Ela é concedida pelo INPI e garante a qualidade e a tradição de produtos e serviços que se tornaram conhecidos devido ao local da sua produção, extração ou fabricação. A Indicação Geográfica impede que outras pessoas ou empresas utilizem o nome da região em produtos indevidamente. Com isso, a certificação surge como fator decisivo para garantir a proteção e a diferenciação de produtos no mercado. Clique aqui e saiba mais.

Fonte: CGCOM/INPI

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *