Fifa fez 571 registros de marcas desde 1978

Desde 1978, a Fifa já pediu um total de 571 regitros de marcas ao Inpi. São requisições relacionadas à Copa do Mundo, à sua marca ou ao seus projetos.

Somado a isso, a entidade também faz triagem na mídia para verificar quando eventualmente suas competições ou denominações são utilizadas sem autorização no país.

Somente podem ser associados ou patrocinadores oficiais, segundo a Fifa.

Durante o período da Copa da Alemanha-2006, por exemplo, foram feitas 70 negociações com empresas para a retirada de propagandas ou produtos considerados irregulares pela entidade máxima da bola. Para a Copa da África do Sul, já foram registradas outras 25 marcas.

Outra medida do escritório de representantes contratado pela Fifa é enviar documentos com instruções à Associação Brasileira de Propaganda e às principais agências de publicidade sobre o que pode ser feito e o que é vetado em relação às suas marcas.

Em 2008, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, encontrou-se com a diretoria do Inpi para traçar um memorando de entendimento para esclarecimento do público e de empresas sobre os produtos relacionados à Copa.

A entidade permite a utilização de seus nomes em projetos de caráter informativo.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *