Em domínios na Internet, Brasil perde até para Argentina

A Alemanha está na frente. O país liderou o número de domínios de Internet registrados no primeiro trimestre, de acordo com relatório divulgado na segunda-feira (5/7) pela empresa de registros de domínios Verisign.

De acordo com o levantamento, os primeiros três meses de 2010 fecharam com mais de 193 milhões de nomes de domínios registrados. A maior parte – cerca de 85 milhões, segundo a Verisign – é de endereços terminados em .com.
Já no ranking de nomes de domínio de primeiro nível com código de país (ccTLD, na sigla em inglês) divulgado pela Verisign com dados da Zooknic, quem manda mesmo é a Alemanha (.de), seguida da China (.cn) e do Reino Unido (.uk). A Holanda também destrona a Internet.br: aparece em quarto lugar.
A lista se completa com União Europeia (.eu) em quinto, Rússia (.ru) em sexto, Argentina (.ar) em sétimo e Brasil (.br) em oitavo. O minúsculo território de Tokelau (.tk), na Polinésia, aparece numa inusitada nona posição – beneficiada, provavelmente, por serviços online que permitem o registro gratuito de domínios .tk. A Itália (.it) em décimo lugar.
Não há, no ranking da Zooknic utilizado pela Verisign, números absolutos. Mas algumas visitas aos Network Information Centers (NICs) de cada país podem revelar o tamanho da Internet de cada um. A Alemanha, por exemplo, registrava em 5/7 13,7 milhões de endereços terminados em .de. A China, segunda da lista, afirmava ter em 30/4 8,2 milhões de endereços .cn.
Em 5/7, o NIC.br informava ter cerca de 2,15 milhões de endereços .br – menos de 1/6 da Internet alemã. Na mesma data, o NIC.ru dizia ter cerca de 2,9 milhões de domínios registrados (não entram no cálculo 92 mil domínios ainda com o sufixo .su, de Soviet Union, ainda em uso).
Para nossa decepção, o site do NIC da Argentina não divulga estatísticas de domínio. Tudo que podemos fazer, então, é estimar o tamanho dessa rivalidade entre Brasil e Argentina – que, pelo menos no domínio de registros da Internet, não passa de 750 mil sites.
Será que temos gás para uma virada?

FONTE: IdgNow!

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *