Disney processa deadmau5 por uso de capacete com orelhas do Mickey

Segundo o DJ, empresa acredita que o público pode confundir símbolos. Ele escreveu que a companhia trata os fãs como ‘estúpidos’.

rzt_5470_1

Deadmau5 na edição 2013 do Lollapalooza em São Paulo (Foto: Raul Zito/G1) | Fonte: G1

A Disney abriu um processo contra o DJ deadmau5 pelo uso de um capacete e de um símbolo parecido com as orelhas de Mickey Mouse, informou nesta quarta-feira (3) a “Variety”. De acordo com a revista, a companhia entrou com uma ação no órgão responsável pelos registros de patentes e marcas nos Estados Unidos, o U.S. Patent and Trademark Office.

A reportagem reproduz um trecho da notificação, na qual a empresa alega que o logo de deadmau5 “é quase idêntico em aparência, conotação e aplicação comercial às orelhas que são marca registrada do Mickey Mouse”. A empresa aponta que tanto o símbolo do personagem quanto o do DJ “são compostos de uma cabeça redonda com orelhas proeminentes de camundongo ao redor”. A alegação é que o público pode se confundir.

A “Variety” lembra que deadmau5, cujo nome verdadeiro é Joel Zimmerman, usa há muito tempo o logotipo “mau5head”, mas só nesta terça-feira (2) a Disney resolveu se manifestar. Isso, depois de advogados do músico registrarem no ano passado um pedido para assegurar o uso do símbolo em diversos produtos.

Também nesta terça, deadmau5 escreveu em seu perfil no Twitter: “A Disney acha que vocês podem confundir um artista de música eletrônica consagrado com um camundongo de desenhos animados. Eis o quão estúpidos eles pensam que vocês são”.

Por fim, a “Variety” cita que a Disney tem, há muito tempo, a reputação de “defender agressivamente seus produtos”. A companhia teria mencionado que utiliza as orelhas de desde 1928. Deadmau5 tem até o dia 12 de outubro para responder às notificações da Disney.

Fonte (texto e imagem): G1

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *