Criador do grito “Eu Sou Brasileiro” não possui direitos autorais

Nelson Biasoli criou o grito durante uma olimpíada estudantil em 1949.

Há 65 anos atrás o paulista Nelson Biasoli, de 82 anos, criou o grito mais famoso entre a torcida brasileira. O canto “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor” é entoado sempre que a seleção brasileira de qualquer esporte entra em campo/quadra. Nos últimos oito anos o aposentado recebeu do Ecad R$ 11.595,02. O valor não é maior por ser uma manifestação da torcida e não cabe a cobrança de direito autorais.

A família de Nelson acha que o grito já faz parte da cultura brasileira e que não foi substituído ainda por isso. Porém, alguns torcedores têm considerado o hino ultrapassado e acham que ainda não criaram outro por falta de criatividade do povo brasileiro.

O grito de guerra “Eu Sou Brasileiro” foi feito por Nelson no ano de 1949 durante uma olimpíada estudantil no colégio em que o pai lecionava. Segundo o filho, Nelson Júnior, o pai possui mais de 500 hinos e não recebe direitos autorais pelo canto entoado pela torcida há tantos anos. Ele considera que a música é hoje um domínio público do povo brasileiro.

Nelson Biasoli, compositor do grito de guerra "Eu sou Brasileiro". Foto: Silva Júnior | Fonte: DM

Nelson Biasoli, compositor do grito de guerra “Eu sou Brasileiro”. Foto: Silva Júnior | Fonte: DM

 Fonte: DM (com informações Uol e O Globo)

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *