Brasileira Electric Dreams e CPqD desenvolvem carro elétrico para 2016

Um carro esportivo totalmente elétrico, equipado com tecnologias e sistemas inovadores, capazes de proporcionar ao motorista alto desempenho com segurança. E brasileiro. Esse é o objetivo da empresa Electric Dreams, de São José dos Campos, para o qual o CPqD está desenvolvendo um elemento essencial: o sistema de armazenamento de energia (bateria).

“Esse sistema é o coração e, também, um dos principais desafios técnicos do carro elétrico”, afirma Fábio Guillaumon, presidente e diretor de Tecnologia da Electric Dreams, empresa que recentemente teve seu projeto aprovado pelo BNDES Fundo Tecnológico (BNDES Funtec).

Com quatro motores controlados individualmente – um para cada roda -, o veículo sairá da inércia atingindo a velocidade de 100 km/hora em menos de três segundos, com controle absoluto, segundo a empresa desenvolvedora do projeto. Por ser um elétrico puro, o carro esportivo da Electric Dreams utilizará energia proveniente exclusivamente do sistema de baterias.

“Estamos desenvolvendo uma bateria híbrida, combinando tecnologias avançadas de lítio e ultracapacitores, que utiliza eletrônica de balanceamento e equalização ativos dos elementos para prover a energia e potência necessárias para os sistemas de acionamento dos motores”, adianta Raul Beck, engenheiro responsável da área de Sistemas de Energia do CPqD.

O veículo terá ainda uma série de sensores, que fornecerão informações ao sistema de controle desenvolvido pela Electric Dreams – permitindo, assim, a correção ativa da trajetória do veículo -, e vai incorporar um sistema de recuperação de energia na frenagem e conceitos avançados de aerodinâmica no assoalho, entre outros recursos. O novo carro está previsto para chegar ao mercado em 2016.

carro eletrico 520

Fonte (texto e imagem): IDGNow

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *