As maiores cervejarias do mundo

A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) já confirmou o interesse em comprar a mexicana Modelo, dona da cerveja Corona Extra .

O negócio – que pode ser fechado por 12 bilhões de dólares – servirá para corroborar a posição de liderança da cervejaria belgo-brasileira no mundo.

A AB Inbev e outras quatro cervejarias, a SABMiller,Heineken, Carlsberg e China Resources Breweries,  detêm juntas mais de 50% do mercado de cerveja no mundo.

Somente a AB InBev é responsável por cerca de 20% da produção mundial de cerveja, segundo relatório da consultoria Barth Report.

A SABMiller, segunda maior desse setor, detém mais de 10% do mercado global de cerveja. Clique nas fotos e veja quem são as cinco maiores cervejarias do mundo:

AB InBev

AB InBev, dona da Ambev no Brasil, figura como a maior cervejaria do mundo, com faturamento anual de cerca de 40 bilhões de dólares.

A companhia é dona de mais de 200 marcas de cervejas. Entre elas, a Stella Artois, Budweiser, Skol, Brahma e Antártica.

No ano passado, o lucro da AB Inbev cresceu 45% na comparação com 2010, somando 5,8 bilhões de dólares.

SABMiller

A britânica SABMiller é a segunda maior cervejaria do mundo, com produção de mais de 20 milhões de litros de cerveja e participação de mais de 10% neste mercado global.

No último ano fiscal da companhia, encerrado em 31 de março de 2012, a SABMiller somou lucro de 4,2 bilhões de dólares, 75% a mais na comparação com o ano anterior.

A receita da cervejaria cresceu 11%, totalizando 31,3 bilhões de dólares.

A SABMiller é dona das marcas de cervejas Golsch, Miller e Peroni.

Heineken

A holandesa Heineken possui mais de 110 cervejarias e está presente em 175 países. A cervejaria é a terceira maior desse setor no mundo.

No ano passado, apesar de uma queda de 1,2% nos lucros, os ganhos da companhia somaram mais de 2,2 bilhões de dólares.

O faturamento da Heineken cresceu 3,6%, totalizando mais de 26 bilhões de dólares.

Além de ser dona da cerveja que leva o mesmo no da companhia, a cervejaria detém também as marcas Sol, Kaiser, Xingu e Bavaria.

Carlsberg

A dinamarquesa Carlsberg figura como a quarta maior cervejaria do mundo.

Em 2011, a cervejaria registrou ligeira queda no seu lucro, totalizando cerca de 920 milhões de dólares. A receita líquida cresceu 6%, totalizando 11,3 bilhões de dólares.

A cerveja Elephant é uma das marcas de cervejas mais famosas da Carlsberg.

China Resources Breweries

China Resources Breweries é a maior cervejaria do mercado chinês, com participação de mais de 20% nesse setor na região. A cervejaria asiática é a quinta maior do mundo.

A cervejaria chinesa é parceira da SABMiller e possui mais de 70 fábricas e 30 marcas de cervejas.

No ano passado, a companhia somou lucro de mais de 200 milhões de dólares. Já as vendas da companhia somaram 5,3 bilhões de dólares no período.

No início desse ano circularam rumores de que a AB InBev estaria interessada em comprar participação na cervejaria chinesa. Na ocasião, as companhias preferiram não falar sobre o assunto.

Fonte: Exame 

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *