Occlutech ganha invalidação da patente da St Jude

ENA, Alemanha, 23 de julho de 2014 /PRNewswire/ — A Occlutech, uma importante desenvolvedora europeia de implantes minimamente invasivos para terapia de doença cardíaca estrutural, hoje anunciou a obtenção de êxito em uma decisão do Tribunal de Patentes do Reino Unido no Tribunal Superior de Justiça de Londres, que invalida a patente da AGA/St Jude – EP0957773B1, no Reino Unido.

A decisão é em efeito similar à decisão obtida pela Divisão de Oposição do Escritório Europeu de Patentes (EPO, sigla em inglês), em Munique, para a mesma patente, já em dezembro de 2013. A decisão do EPO revogou a patente em sua totalidade, uma vez que ela se estendia para além das aplicações registradas e a decisão do Reino Unido afirma que a patente é inválida devido ao prévio uso público dos aparelhos fornecidos pelos inventores, antes da data de prioridade da patente. A AGA/St Jude pode apelar de ambas as decisões.

A AGA/St Jude havia iniciado a ação contra a Occlutech, por infração à patente 0957773, no Reino Unido e na Alemanha, já em 2011. Enquanto o tribunal do Reino Unido continuou os processos que levaram ao presente desfecho, o tribunal distrital alemão em Düsseldorf escolheu suspendê-los até que o EPO tenha tomado uma decisão final sobre a validade/invalidade da patente.

O CEO da Occlutech, Tor Peters, diz: “Obviamente nós estamos muito felizes de, novamente, receber confirmação de que não estamos infringindo nenhuma patente emitida e válida, de propriedade de nosso concorrente. Nosso alvo é desenvolver implantes patenteados, de qualidade superior e que salvam vidas, que fazem a diferença para médicos e pacientes, e nós estamos ansiosos para avançar neste processo”.

A Occlutech tem uma unidade de manufatura na Alemanha, bem como instalações de pesquisa e desenvolvimento (R&D, sigla em inglês),e  unidades na Suécia e Turquia. Implantes como ASD, PFO e oclusores PDA, bem como uma grande variedade de acessórios da Occlutech, estão disponíveis em mais de 80 países.

Fonte: R7 | Reprodução Occlutech 

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *