Usuário poderá carregar smartphone com próprio suor

De acordo com o Yahoo, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Diego, estão desenvolvendo um tipo de tatuagem temporária que poderá transformar o suor do próprio corpo em energia para carregar dispositivos como um smartphone.

Foto: Administradores

Foto: Administradores

Quando a tattoo é colocada sobre a pele, ela consegue medir a quantidade de lactato químico presente no suor. Em seguida, o lactato é utilizado para criar uma célula de combustível. Basicamente, quanto mais o usuário suar, mais energia poderá ser produzida.

A ideia original era facilitar a forma como os médicos verificam os níveis de lactato no sangue de pacientes, processo que atualmente é feito com um exame de sangue. Anteriormente, um sensor na tatuagem apenas puxava elétrons a partir do lactato, o que gerava uma corrente elétrica. Mas os pesquisadores decidiram testar as outras possibilidades para utilizar a tattoo e adicionaram uma bateria ao sensor para capturar e armazenar a corrente produzida, e assim criar uma célula de biocombustível.

A quantidade de energia gerada ainda é muito pequena. Mas a equipe de pesquisadores trabalha para que no futuro a tatuagem possa produzir energia suficiente para carregar smartphones, smartwathes e Fitbits.

 

Fonte (texto e imagem): Administadores

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *