Pesquisa revela as marcas campeãs de confiança dos brasileiros‏‎

Em meio a uma atmosfera de muito descrédito, estudo liderado pela Revista Seleções e Ibope chega a sua 13ª edição elegendo marcas, personalidades e instituições mais confiáveis do país.

O brasileiro está mais crítico, questionador. E esse espírito também impactou o resultado da Pesquisa Marcas de Confiança 2014, estudo realizado pela Revista Seleções e pelo Ibope Inteligência. A pesquisa, em sua 13ª edição, revela que, em geral, a confiança dos leitores da revista em marcas, instituições e personalidades brasileiras sofreu uma queda – 33% das vencedoras tiveram votação menor nessa edição em relação aos anos anteriores, “mas as grandes campeãs da pesquisa se mantiveram na liderança graças a um árduo trabalho de branding em tempos de desconfiança geral”, analisa Luis Henrique Fichman, presidente da Revista Seleções.

A amostra da pesquisa, de 1.300 respondentes, representa o universo de mais de 1 milhão de leitores da publicação. A festa em homenagem aos vencedores do estudo acontecerá no dia 2 de setembro, no Leopolldo Jardins, em São Paulo/SP.

Vencedoras estreantes

A pesquisa 2014 tem duas novas campeãs. Em Aparelhos Eletrônicos, a Samsung subiu 8 pontos e assumiu a liderança. Sony, que venceu no ano passado, agora divide o segundo lugar com LG (17% e 19%, respectivamente). Vale lembrar que, há 5 anos, Samsung recebia apenas 13% dos votos.

Outra estreante entre as campeãs da pesquisa é a Ipiranga na categoria Bandeira Posto de Combustível. Esse ano, a Ipiranga teve 32% dos votos e divide a liderança com BR Petrobras (com 34%, empate técnico).

Novas categorias

A pesquisa Marcas de Confiança 2014 estreia duas novas categorias relativas ao ambiente digital: loja de comércio eletrônico e Site/portal. O e-commerce das Casas Bahia é o mais confiável, segundo 19% dos leitores. Já entre os portais, quem venceu foi a Globo.com (22% dos votos).

Nestlé, a grande campeã

Se no ano passado a Nestlé empatou com a Petrobras entre as marcas mais confiáveis (independentemente da categoria) em 2014 ela voltou a liderar sozinha: 10% dos leitores da revista apontaram a empresa alimentícia como a grande vencedora da pesquisa Marcas de Confiança – este é o oitavo ano que a Nestlé ganha o prêmio máximo do estudo.

A pesquisa também desvenda, desde 2007, qual a empresa mais Responsável Socialmente. Natura foi campeã pela sétima vez, com 16% dos votos.

A pesquisa

O estudo anual foi feito via web com 1.300 pessoas nos meses de maio e junho e apurou a confiança em 38 categorias de produtos, 4 categorias especiais (Instituições, Profissões, Ongs e Redes Sociais) e 6 grupos de personalidades brasileiras (Apresentador, Ator, Cantor, Publicitário, Executivo, Esportista).

Conheça as vencedoras do Prêmio Marcas de Confiança 2014:

Marca Mais Confiável do Brasil – Nestlé

Marca Mais Responsável Socialmente –  Natura

Por categorias:
Adoçante: ZeroCal (41%)
Analgésico: Dorflex (25%)
Aparelhos eletrônicos: Samsung (31%)
Assistência médica: Unimed (47%)
Automóveis: Fiat (23%)
Banco: Banco do Brasil (30%)
Bandeira Posto de Combustível: BR Petrobras (34%) e Ipiranga (32%).
Café: Pilão (19%) e Melita (16%)
Cartão de crédito: Visa (55%)
Cerveja: Skol (36%)
Chocolate: Nestlé (35%)
Companhia de Seguro: Porto Seguro (26%)
Companhia aérea: TAM (48%)
Creme dental: Colgate (63%)

Fonte: Administradores

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