Papos na Rede: projeto crowdsourcing compartilha conhecimento digital

O compartilhamento de informações, conteúdo e conhecimento são praticamente as diretrizes que movem a comunicação 3.0 hoje. Empresas e profissionais de diferentes áreas se unem para trocar experiências na rede e várias são as ferramentas e plataformas utilizadas para mediar essa comunicação em busca de networking eknow-how.

Pensando nisso, Márcia Ceschini , relações públicas e consultora de comunicação digital, idealizou um projeto de crowdsourcing que compartilhasse conhecimento digital pela rede e discutisse assuntos relacionados com a comunicação nas mídias digitais. Surgiu, então, o “Papos na Rede”, chat quinzenal que reúne pessoas com o mesmo interesse para debates e troca de ideias.

O objetivo inicial do projeto era suprir a necessidade e a dificuldade dos profissionais de comunicação em participar de eventos nos grandes centros e de encontrar pessoas que se interessavam pelas mesmas discussões. “O Papos na Rede é um projeto de compartilhamento de conhecimento sobre comunicação digital que surgiu em maio de 2010 e só cresce. A cada edição participam novas pessoas que além de aprenderem muito com nossos palestrantes, divulgam o projeto. Para 2011, esperamos trazer mais assuntos de interesse de todos. O universo da comunicação digital é infinito”. define Márcia.

Durante 2009 o projeto concentrou as suas discussões no Twitter. Hoje conta com 19 edições feitas via chat. A divulgação do projeto pelos participantes possibilitou a partir da última edição o patrocínio da TreinaTom, ferramenta que a partir de agora é usada para a realização dos chats. Além disso, projeto é divulgado também no Facebook e por e-mail em grupo de discussão.

Em 2011, o projeto já conquistou alguns parceiros, como a Vilage Marcas e Patentes , que fechou patrocínio com o grupo para registrar a marca “Papos na Rede”, além da agência Setesys que lançará o site do grupo em breve.

Participam do chat profissionais e estudantes do Brasil todo: Rio Grande do Sul, Paraná, Vitória, Pernambuco, Aracajú, Salvador, Acre, Manaus, grande São Paulo e interior. O número de participantes gira em torno de 39 pessoas e teve seu máximo em 63, por ocasião do lançamento do e-book: Mídias sociais: perspectivas, tendências e reflexões , organizado pela PaperQliq .

A variedade dos assuntos atrai cada vez mais membros para o “Papos na Rede”. Os participantes podem encontrar assuntos que vão desde política 2.0, rádio peão no Twitter, mobile marketing, monitoramento, primórdios da internet até o último chat realizado que abordou empreendedorismo na web, com Maria Carol da Kingo Labs.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *