Organização pública do interior de São Paulo recebe Prêmio Nacional de Gestão Pública

O Prêmio Nacional de Gestão Pública é uma iniciativa da Secretaria de Gestão, por intermédio do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) instituído em  2005, a partir da fusão de dois antigos programas: Qualidade no Serviço Público e Desburocratização.

O prêmio tem o objetivo de reconhecer as organizações públicas que tenham alto desempenho institucional e se ressaltam por práticas de excelência e gestão.

As instituições públicas brasileiras tiveram a oportunidade de se inscrever no Ciclo 2010 até o dia 11 de março. As avaliações entre as candidatas seguiu o modelo de Excelência em Gestão Pública adotado pelos setores públicos e privados em mais de 120 países.

As organizações premiadas tiveram a aprovação do Conselho do Prêmio Nacional de Gestão Pública, integrado por membros da sociedade civil e presidido pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

A finalidade da premiação é dar visibilidade às instituições dedicadas a atender com eficácia ao cidadão e alcançar melhoria gerencial, com base no esforço contínuo em aprimorar serviços, e qualificar custos e produzir ações inovadoras. Nessas condições, o PQGF concede troféu ou reconhecimento em Ouro, Prata ou Bronze, além do destaque em boas práticas.  

No total, 11 instituições foram selecionadas para figurarem este ano como modelos de atuação, em razão do nível de desempenho institucional apresentado e das boas práticas gerenciais desenvolvidas. A cerimônia de homenagens aos vencedores do Prêmio Nacional da Gestão Pública no Ciclo 2010 será em novembro deste ano.

Na Faixa de Reconhecimento Prata, os reconhecidos são: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece),  Departamento de Água e Esgoto de Penápolis/ SP (DAEP), Diretoria de Crédito do Banco do Brasil S/A , Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Entre as quatro instituições premiadas com a faixa de reconhecimento prata, destaca-se o DAEP – Departamento de Água e Egosto de Penápolis/SP, como a única do interior do Estado de São Paulo.

O DAEP possui na governança pública, por meio do método de seleção de membros do Conselho Deliberativo uma boa prática de gestão. Ainda, realiza o Fórum de Saneamento e Meio Ambiente para a construção de políticas públicas com a participação popular. Faz tratamento de resíduos de serviço de saúde pelo sistema de autoclavagem, ampliado para os municípios do Consórcio do baixo Tietê.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *