Estudo revela as 28 marcas preferidas dos brasileiros

Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), analisou as marcas preferidas dos brasileiros em mais de 130 categorias e identificou que o ano de 2013 foi cheio de mudanças. Cada vez mais conscientes e com acesso à informação, o comportamento do consumidor é influenciado na hora da compra.

Atualmente, as marcas precisam influenciar seus consumidores e como estratégia usam cada vez mais campanhas emocionais, levando cores e sensações para o comprador. Segundo o levantamento, pela primeira vez em 11 anos, 28 marcas líderes se mantiveram no topo em dois anos consecutivos (2012 e 2013).

Porém, mesmo com o investimento das marcas, o futuro é incerto. Dados da Kantar Worldpanel mostram que 46% das marcas líderes perderam participação no mercado em 2013. Apenas 7% delas se mantiveram estável e outras 46% ganharam participação. Segundo o estudo, para ficar na memória do consumidor, os fabricantes precisam pagar um preço muito alto. No ano de 2013, os investimentos publicitários cresceram 19% na comparação com 2012. No ano passado, o investimento registrado foi de 112,6 bilhões de reais e no ano anterior o gasto foi de 94,9 bilhões.

A previsão é que o Brasil será o 5° maior mercado publicitário do mundo em 2015 e os setores de maior investimentos são: comércio e varejo, higiene pessoal e beleza, serviços ao consumidor, veículos, peças e acessórios, mercado financeiro e seguros, cultura, lazer, esporte e turismo. Por último estão: serviços de telecomunicação, bebidas, serviços públicos e sociais e alimentação.

No Brasil a utilização de dois ou mais meios de comunicação ao mesmo tempo é cada dia mais comum entre os brasileiros. E conseqüentemente as ofertas estão cada vez mais disponíveis para o consumidor conectado.

– O ideal é que as marcas estejam presentes em diferentes meios de maneira consistente, alinhadas e com foco no público-alvo correto. Além de antecipar as necessidades da população madura, fortalecendo laços de confiança e fidelização -, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

As 28 marcas líderes em diversas categorias no Brasil em 11 anos consecutivos: Nescau (achocolatado em pó), União (açucar refinado), Zero Cal (adoçante líquido)

Bauducco (biscoito wafer), Nescafé (café solúvel), Knorr (caldos), Elefante (extrato de tomate), Dona Benta (farinha de trigo), Nissin Lámen (massa instantânea), Danoninho (queijo tipo petit Suisse), Quero (polpa e purê), Maggi (sopa pronta), Kibon (sorvetes), Skol (cervejas), Coca-Cola (refrigerantes), Turma da Mônica (fralda descartável), Seda (xampu e pós-xampu), Lux (sabonete em barra), Q’Boa (água sanitária), Omo (detergente em pó), Ypê (detergente líquido para louça e sabão em pedra), Bombril (esponja de aço), Scotch Brite (esponja sintética), Veja (limpeza pesada e sabão em pedra) e Havaianas (chinelos). 

Fonte: Monitor Mercantil

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