As Marcas mais consumidas no mundo em 2013

Os produtos da marca Coca-Cola foram os mais consumidos no mundo em 2013, segundo estudo Brand Footprint, que está sendo divulgado nesta quarta-feira (14/05) pela Kantar Worldpanel. Em segundo lugar ficou a marca Colgate, seguida pela Nescafé, Maggi e Pepsi.

O estudo, realizado entre outubro de 2012 e setembro de 2013, aponta os itens mais consumidos pela população mundial. Para isso, não considera produtos específicos, e sim marcas. No caso da Coca-Cola, por exemplo, são consideradas todas as versões do refrigerante. Já para a Colgate, são considerados a pasta de dente, a escova de dente e outros itens que estampem a marca Colgate no rótulo.

Ranking Marca CRP 2013 (1) (em milhões) Penetração nos domicílios em 2013 Frequência de compra pelos domicílios em 2013
1 Coca-Cola 5.788 44% 13,7
2 Colgate 3.660 63,4% 6
3 Nescafé 2.173 23,8% 9,6
4 Maggi 2.027 31,2% 6,8
5 Pepsi 1.926 26,2% 7,7
6 Knorr 1.688 30,1% 5,9
7 Lifebuoy 1.683 25,5% 6,9
8 Lay’s 1.503 26% 6
9 Pantene 1.339 28,4% 4,9
10 Kraft 1.291 18% 7,5
11 Dove 1.252 33,7% 3,9
12 Palmolive 1.183 19,8% 6,3
13 Lux 1.087 31,7% 3,6
14 Nestlé 1.055 29,4% 3,7
15 Tide 1.052 26,4% 4,2
16 Surf 1.046 13,8 7,9
17 Downy 966 13,1% 7,7
18 Sunsilk (Sedal) 947 18,8 5,3
19 Ajinomoto 905 6,8% 14
20 Bimbo 897 6,4% 14,6
21 Sprite 891 25,2% 3,7
22 Tang 888 11,5% 8,1
23 Heinz 884 17,6% 5,3
24 Oreo 883 24,7% 3,7
25 Pepsodent 835 12,6% 6,9
26 Activia 830 14% 6,2
27 Milo 810 7,7 11
28 Head & Shoulders 796 24% 3,5
29 Quaker 767 16,2% 5
30 Fanta 749 21,5% 3,6
31 Safeguard 714 13,6% 5,5
32 Minute Maid 701 17,9% 4,1
33 McCormick 690 14% 5,1
34 Hershey’s 684 13% 5,5
35 Danone 677 14,3% 5
36 Kinder 668 11,9% 5,9
37 Barilla 660 12,8% 5,4
38 Cheetos 654 14,1% 4,8
39 Omo 648 14,6% 4,6
40 Nivea 624 21,5% 3
41 Lipton 621 16,3% 4
42 Yoplait 607 11,2% 5,7
43 Rexona 607 15,3% 4,1
44 Crest 596 18,1% 3,4
45 Coffee Mate 594 7,9% 7,8
46 Johnson’s 588 20,2% 3
47 Gillette 561 21,5% 2,7
48 Gatorade 543 9,1% 6,3
49 Doritos 540 10,5% 5,4
50 Vim 534 11,9% 4,7
(1) Número extraído a partir do cruzamento do índice de penetração com a frequência de compra e o universo da população
Fonte: Kantar Worldpanel

O resultado é extraído a partir do cálculo do CRP (Consumer Reach Point), que leva em consideração a penetração e a frequência de consumo de uma determinada marca por um lar. Segundo a Kantar Worldpanel, o resultado final mostra o “verdadeiro alcance das marcas e o número de vezes que os consumidores a preferem no momento da compra”.

A Kantar acredita que o resultado possa ser usado para as marcas identificarem pontos de melhoria para aumentar o consumo de seus produtos.

Entre os cinco primeiros colocados, algumas características em comum: atenção e cuidado. “A boa colocação no Brand Footprint apenas é possível se cada etapa do composto mercadológico for bem-sucedida, desde sua estratégia de arquitetura de marca e comunicação até sua distribuição e exibição no ponto de venda. Por isso, vemos marcas de categorias tão distintas aparecendo no topo”, afirma Andrea Prandi, gerente de marketing da Kantar Worldpanel.

O resultado final traz as 50 marcas mais consumidas em todo o mundo. Só no Brasil, o estudo foi realizado em 11.200 lares previamente cadastrados pela Kantar Worldpanel. Cada um deles foi visitado semanalmente pelos pesquisadores que verificaram todos os produtos comprados.

Uma versão regional, detalhando as marcas mais consumidas no Brasil foi divulgada na segunda-feira (12/05). A marca campeã no território brasileiro também é a Coca-Cola, seguida por Ypê, Colgate, Tang e Omo.

Confira a lista das dez marcas mais consumidas no Brasil:

1. Coca-Cola
2. Ypê
3. Colgate
4. Tang
5. Omo
6. Itambé
7.Antarctica
8. Qualy
9. Maggi
10. Soya

Fonte: Época Negócios.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *