Petrobras é marca valiosa que mais perdeu valor em 2015, aponta ranking

Petrobras é marca valiosa que mais perdeu valor em 2015, aponta ranking

Itaú, Bradesco e Skol seguem como as marcas mais valiosas do Brasil, segundo ranking 2015 divulgado ontem (3) pela consultoria Interbrand.

Em ano de recessão econômica, 11 das 25 marcas do ranking perderam valor. A Petrobras foi a que registrou a maior queda, com redução de 39% na comparação com 2014. Na sequência, estão as marcas Oi e Casas Bahia, que registraram, respectivamente, queda de 36% e 32%.

A Petrobras permaneceu na 7ª posição do ranking, mas o seu valor de marca encolheu em um ano de R$ 6,76 bilhões para R$ 4,12 bilhões.

O valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu pouco em 2015, o portifólio, que valia R$ 101 bilhões no ano passado, passou a valer R$ 104 bilhões, segundo oranking da Interbrand.

A líder do ranking, Itaú, viu seu valor de marca crescer 13% em 2015, para R$ 24,5 bilhões. O Bradesco, 2º colocado, teve aumento de 7%, para R$ 16,2 bilhões. Já a Skol, terceira colocada, teve alta de 17%, para R$ 13,6 bilhões. As 3 também foram as primeiras colocadas do ranking 2014.

O maior salto foi registrado pela Porto Seguro, com alta de 27%, subindo da 20ª para a 16ª posição. Outros destaques do ano foram Lojas Americanas (21%) e Renner (22%) e Ipiranga(25%).

As novidades do ano são as marcas Bohemia e Localiza, que passaram a integrar o ranking, respectivamente nas posições 24 e 25.

“As grandes vencedoras deste ano têm uma característica comum: apostaram no relacionamento com o consumidor, time-to-market, fidelização e conquista da lealdade – atributos fundamentais em momentos de crise, quando os consumidores precisam ser mais seletivos na hora da compra”, diz o relatório.

Os setores financeiro e de bebidas continuam concentrando a maior fatia do valor de marca total da tabela. Juntos, os dois segmentos representam 77,95% do valor total do ranking, com 8 marcas.

O ranking leva em conta principalmente os resultados financeiros da empresa, a influência da marca no processo de escolha do cliente e a capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo.

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Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2015 (Foto: Divulgação/Interbrand)

Patrocínios na construção de marca
Outro estudo da Interbrand, realizado em parceria com a Provokers, mostra que 40% do esforço de patrocínio acaba não gerando lembrança.

“O patrocínio ao esporte atrai mais a atenção do público, representando 54% das ações lembradas pelos pesquisados. O patrocínio do Campeonato Brasileiro de futebol foi a ação mais lembrada pelos respondentes, com 11% das respostas espontâneas. Apenas 5% da amostra lembra das marcas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos 2016”, informa a pesquisa.

Fonte Matéria e Imagem: G1

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