Marca da Petrobras é a mais valiosa do Brasil e a 73ª do mundo

A Petrobrás tem a marca mais valiosa do Brasil, com valor de R$ 19,3 bilhões, de acordo com pesquisa realizada este ano pela consultoria BrandAnalytics Gestão de Marcas e pelo Instituto Millward Brown. A Petrobras lidera o ranking brasileiro, com aumento de 735% em relação ao valor da marca no ano anterior.

É a primeira vez em quatro anos que o primeiro lugar do ranking é de uma empresa não-financeira. No ano passado, o Bradesco ficou em primeiro lugar. Neste ano, o banco ficou na 2ª colocação, com a marca avaliada em R$ 14,9 bilhões, registrando crescimento de 23%.

O ranking tem ainda Itaú (R$ 13,3 bi), Banco do Brasil (R$ 11 bi), Natura (R$ 6 bi), Skol (R$ 5 bi), Brahma (R$ 2,5), Perdigão (R$ 2 bi), Casas Bahia (R$ 1,8 bi) e Sadia (R$ 1,6 bi).

Foram avaliadas 200 marcas de 147 empresas e instituições de capital aberto. O levantamento, refere-se a 2009. De acordo com nota enviada à imprensa pela BrandAnalytics nenhuma das marcas listadas foi consultada ou passou informações à consultoria para a elaboração deste ranking. “A política de transparência demandada pelo mercado de capitais torna possível este levantamento, que levou em conta análise financeira, análise de demanda e análise de força da marca para chegar aos números aqui apresentados”, relata a empresa. Vale ressaltar ainda que a Petrobras pulou de sexta para primeira do ranking devido a uma mudança na metodologia – o ranking atual passou a avaliar o B2B, que representa boa parte dos resultados da empresa. No ranking passado havia sido avaliada apenas a distribuição de combustíveis.

Pesquisa internacional

Na pesquisa internacional, realizada pela Millward Brown Optimor e publicada esta semana pelo jornal Financial Times, a Petrobras aparece em 73º lugar, com valor de US$ 9,675 bilhões. A segunda marca, o Bradesco, ocupa a 98ª posição, com US$ 7,450 bilhões. O Google lidera o levantamento, pelo quarto ano consecutivo, com valor estimado em US$ 114,2 bilhões, (14% superior ao valor do ano passado), seguido da IBM (US$ 86,3 bilhões); Apple (US$ 83,1 bilhões), Microsoft (US$ 76,3 bilhões); e Coca-Cola (US$ 68 bilhões).

Neste ano, as marcas do ranking somaram mais de US$ 2 trilhões, alta de 4% em relação ao ano passado. pela primeira vez uma marca indiana aparece no ranking, a Icici Bank, com valor estimado em US$ 14,4 bilhões. Assim é a primeira vez que os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) estiveram todos representados no ranking.

A marca da Petrobras também se destacou no ranking das marcas mais fortes do Brasil, ocupando o terceiro lugar na lista, à frente da Coca-Cola e Microsoft. As duas primeiras posições ficaram com Omo e Mc Donald’s.

Metodologia do ranking da mais valiosa

Para chegar ao resultado, a pesquisa passou por quatro etapas. Na primeira, foi mensurada a força da marca no Brasil, com a realização de 12.500 entrevistas em 32 categorias de negócios, com a avaliação de 350 marcas de empresas que atuam no país, em várias cidades. A etapa seguinte avaliou 147 companhias de capital aberto, que reúnem 200 marcas. A terceira etapa da pesquisa levou em consideração os lucros das empresas e analisou a contribuição da marca para os consumidores e os investidores. Também foram entrevistados consultores de investimentos norte-americanos, que apontaram a Petrobras em primeiro lugar no ranking das empresas mundiais de energia com maior potencial para futuras tecnologias (50% de lembrança contra 14% da segunda colocada), maiores reservas de petróleo (42% contra 23%); e boa parceria com governos locais (27% contra a 15%). A Petrobras aparece em destaque também como empresa que se esforça para ser ambientalmente responsável (em segundo lugar, com 6% de lembrança contra 9% da primeira).

Fonte: O GLOBO

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *