Inscrição para a segunda rodada do Edital Rhae abre dia 15

A inscrição para a segunda rodada do Edital Rhae – Pesquisador na Empresa – será aberta no dia 15. Investindo o valor global de R$ 30 milhões, a chamada pública busca financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos dentro das empresas.

Apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), e pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCT), o edital objetiva apoiar a ida de pesquisadores mestres e doutores para as empresas de micro, pequeno e médio porte, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional (PAC,T&I 2007-2010) e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Seguindo a linha dos Programas Estruturantes para Sistemas Produtivos, da PDP, e as áreas de interesse dos Fundos Setoriais financiadores do Edital, serão apoiadas propostas que busquem abordar os setores industriais dentro dos temas:

Programas Mobilizadores em Áreas Estratégicas, como tecnologias de Informação e Comunicação, Nanotecnologia, Biotecnologia, Complexo Industrial da Defesa, Complexo Industrial da Energia Nuclear e Complexo Industrial da Saúde; Programas Para Fortalecer Competitividade como complexo Automotivo, Indústria de Bens de Capital, Indústria Naval e de Cabotagem, Indústria Têxtil e de Confecções, complexo de Couro, Calçados e Artefatos, setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, setor de Madeira e Móveis, entre outros e Programas para Consolidar e Expandir Liderança como complexo produtivo do Bioetanol, Complexo industrial do Petróleo, Gás e Petroquímica, Complexo Aeronáutico e Complexos produtivos de Mineração, Siderurgia, Celulose e Carnes.

As propostas devem estar associadas ao desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos, visando o aumento da competitividade das empresas por meio da inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas, além do incremento e compatibilidade com o setor de atuação, dos gastos empresariais com as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com a relevância regional e a cooperação com instituições científicas e tecnológicas.

As propostas, com valor máximo de R$ 300 mil, serão recebidas em três rodadas. Essa segunda rodada recebe projetos até 30 de Abril e divulga os resultados a partir de Julho próximo. Já a terceira rodada recebe projetos até 27 de agosto e divulga os resultados a partir de outubro.

Veja o edital aqui.

Fonte: FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso)

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *