IBGE e INPI lançam Mapa das Indicações Geográficas do Brasil

IBGE e INPI lançam Mapa das Indicações Geográficas do Brasil

O IBGE lançou, no dia 19 de maio, em parceria com o INPI, o Mapa das Indicações Geográficas do Brasil. O mapa integra as informações cartográficas referentes aos selos de qualidade e garantias de procedência de produtos nacionais, localizando as regiões de origem dos 39 produtos e serviços nacionais com Indicação Geográfica.

O mapa também pode ser acessado na escala de 1:5.000.000 (ou seja, 1 cm = 50 km) no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/.

A Indicação Geográfica (IG) remete à origem reconhecida e às condições especiais da produção, permitindo que os consumidores tenham a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência, além de valorizar a cultura local e fomentar atividades turísticas.

A Indicação Geográfica é concedida pelo INPI e regulamentada pela Lei da Propriedade Intelectual, n.º 9.279/96, e a proteção assume um destes modelos: Indicação de Procedência (IP), quando o local é conhecido por determinado produto, ou Denominação de Origem (DO), quando as características do produto se devem essencialmente ao meio geográfico.

No Brasil, já se encontram consagradas Indicações Geográficas como, por exemplo, os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos (RS), a carne bovina do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (RS) e o camarão da Costa Negra.
O Mapa das Indicações Geográficas do Brasil foi gerado a partir da integração das áreas de Indicação Geográfica, cujos perímetros foram definidos pelos arranjos produtivos locais, e a Base Cartográfica Contínua, do mapeamento do IBGE.

Fonte (texto e imagem) : INPI – http://bit.ly/1IJsaYf

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *