Governo e indústria se aliam para promover inovação e propriedade intelectual

Reunidos durante o 4º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, em São Paulo, representantes do governo e da indústria destacaram a importância da inovação e da propriedade intelectual como forma de promover a competitividade das empresas brasileiras – objetivo essencial do recém lançado Plano Brasil Maior. Realizado no dia 3 de agosto de 2011, o evento foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Pelo governo, estavam presentes os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), além dos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e do INPI, Jorge Ávila.

No contexto do Plano Brasil Maior, Fernando Pimentel destacou o compromisso pela inovação e pediu o apoio dos empresários às ações a serem implantadas em prol da indústria nacional. Ele acrescentou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) será um fórum para gerenciar as atividades em parceria.

Entre os representantes da indústria, o binômio inovação-PI também ganhou destaque. José Geraldo Ferreira, da GE, e Horácio Piva, da Klabin, ressaltaram o esforço do governo na área de propriedade intelectual, notadamente com a reestruturação do INPI. E lembraram que é preciso seguir nesta linha com uma visão de longo prazo.

Já o presidente da Ford, Marcos de Oliveira, falou sobre a importância da PI para a economia atual, enquanto Carlos Padilha, da Braskem, comentou que a riqueza hoje em dia vem da transformação do conhecimento em produto – neste aspecto, a propriedade intelectual é essencial.

Fonte: INPI

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *