Compressor sem óleo, a nova atração da Embraco

Nos últimos anos, uma verdadeira cultura de sigilo foi criada na área de pesquisa da Embraco – maior fabricante mundial de compressores para geladeiras. Da equipe principal de 200 pessoas instaladas em Joinville (SC), poucos sabiam que estava em curso o desenvolvimento de um dos projetos mais importantes para a empresa nos últimos 14 anos. Quem sabia, precisava assinar termos de confidencialidade para garantir que não haveria vazamentos.

Tanto segredo tinha razão de ser: estava em desenvolvimento um modelo inovador de compressor – que funciona sem óleo, é silencioso e promete uma revolução na Embraco, fabricante de 35 milhões desses equipamentos por ano.

Coração da geladeira, o compressor funciona praticamente da mesma forma há um século. Por causa do óleo, é necessário manter os refrigeradores sempre na posição vertical, o que dificulta seu armazenamento e transporte. Agora muito menores, os novos compressores – criados com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina – também podem ser instalados em posições diferentes, abrindo a possibilidade para criação de novos modelos, com mais espaço interno nas geladeiras.

Fonte: Valor

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *