Anvisa proibirá venda de antibióticos sem receita

Nova regulamentação está sendo elaborada para coibir o uso indiscriminado da população

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou, nesta terça-feira, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está concluindo uma regulamentação para evitar a venda de antibióticos sem receita médica no Brasil.

As mudanças serão feitas para coibir o uso indiscriminado de antibióticos que levam a população a ficar mais resistente ao medicamento fazendo com que o organismo não reage tão bem no caso de infecções mais graves.

Para Temporão, esse pode ter sido o motivo para surgimento da super bactéria KPC. “Infelizmente no Brasil nós ainda temos o uso indiscriminado de antibióticos. A Anvisa está concluindo uma nova regulamentação a partir da qual o acesso ao antibiótico nas farmácias só vai poder se dá através de receita médica. O auto-consumo, o consumo irresponsável e a má prescrição são os fatores que levam a situações como essa”.

Hoje, o paciente precisa apenas de uma receita simples para comprar a medicação, mas muitas farmácias ignoram a exigência e vendem o produto sem prescrição médica.

Fonte: JovemPan

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *